sexta-feira, 2 de março de 2012

GINCANA ACÓLITOS E COROINHAS - ARQUIDIOCESE DE CURITIBA




REGULAMENTO GERAL – GINCANA 2012
MINISTÉRIO – ACÓLITOS E COROINHAS – ARQUIDIOCESE DE CURITIBA – PR

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. Este regulamento é o conjunto de disposições que regem toda a gincana a ser realizada no durante o ano de 2012, da Pastoral de Acólitos e Coroinhas da Arquidiocese de Curitiba/PR;
Art. 2º. As Pastorais de cada Paróquia que participarem deste evento, regido por este regulamento, serão considerados conhecedores de todas as regras aqui elencadas;
Art. 3º. É de competência da coordenação arquidiocesana da Pastoral de Acólitos e Coroinhas fazer cumprir este regulamento e resolver os casos omissos.

2. OBJETIVOS

Art. 4º. Desenvolver o intercambio entre os diversos grupos de Acólitos e Coroinhas da nossa Arquidiocese, valorizando o caráter educativo e lúdico;
Art. 5º. Incentivar o crescimento dos grupos de Acólitos e Coroinhas, através de atividades alternativas, que buscam priorizar o espírito cristão;
Art. 6º. Propiciar o surgimento dos talentos de cada grupo de Acólitos e Coroinhas.

3. ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

Art. 7º. A organização e direção deste evento ficarão a cargo da Comissão Arquidiocesana da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas.
Art. 8º. A comissão técnica será formada pela Comissão Arquidiocesana da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas e por voluntários que tenham certa afinidade com a modalidade esportiva.
Art. 9º. À comissão técnica compete:
a) Elaborar os programas para jogos e competições;
b) Designar os locais de competições;
c) Supervisionar a aplicação do regulamento das diversas modalidades esportivas, de acordo com as regras em vigor no país, bem como outros assuntos de ordem técnica;
d) Verificar as inscrições;
e) Examinar a situação de cada atleta, de acordo com o estabelecido neste regulamento;
f) Divulgar boletins;
g) Elaborar súmulas dos jogos;
h) Providenciar o material necessário para a realização dos jogos;
i) Informar resultados e ocorrências da competição;
j) Designar local para a reunião técnica;
k) Organizar o cerimonial de abertura e encerramento;
l) Avaliar a participação dos atletas, das equipes e das torcidas de cada grupo;

4. PARTICIPANTES

Art. 10º. Poderão participar da “Gincana – 2012” coroinhas e acólitos de toda a Arquidiocese de Curitiba, e em determinadas modalidades, convidados dos grupos, conforme previsão de cada modalidade esportiva adiante descrita.
Art. 11º. Cada Paróquia deverá formar um único grupo para fins de inscrição na Gincana, não podendo haver, em qualquer hipótese, duas equipes pertencentes a mesma Paróquia.

5. IDENTIFICAÇÃO DOS ATLETAS

Art. 12º. Nas competições os atletas serão identificados pela relação nominal elaborada por cada comunidade.
Art. 13º. No momento das competições, no banco de reserva, além dos atletas, cada equipe deverá ter um responsável, que poderá ser qualquer integrante da coordenação do grupo paroquial ou um pai de coroinha/acólito.
§ 1º. Nenhuma equipe poderá jogar sem a presença deste responsável, sendo que o nome deste deve estar constando na lista de inscrição de cada grupo.

6. DAS INSCRIÇÕES

Art. 14º. A inscrição de cada grupo de Acólitos e Coroinhas deverá ser feita através de solicitação, conforme modelo anexo, assinado pelo Coordenador do Grupo ou substituto, dentro do prazo estabelecido pela comissão arquidiocesana, que vai até o dia 24/03/2012, às 17h, na Secretaria da Catedral Basílica de Curitiba.
§1º. No ato da matrícula deverá ser paga a taxa de inscrição, que é de R$10,00 (dez reais) por modalidade que irá concorrer, independente do número de atletas.
Art. 15º. As inscrições contendo o nome de todos os atletas, individualmente, serão entregues no 1º dia de eventos da Pastoral, qual seja, 15/04/2012, quando da chagada dos grupos para a Missa, no Seminário São José.
Art. 16º. Cada atleta poderá participar somente de uma modalidade, tendo em vista que serão realizadas em horários iguais.

7. DAS ETAPAS E DATAS DA GINCANA

Art. 17º. A primeira etapa da Gincana será realizada no dia 15/04/2012, a partir das 13h, no Seminário São José, e será composta das seguintes modalidades:
a) FUTEBOL DE CAMPO – MASCULINO e FEMININO
b) VOLEIBOL – MASCULINO e FEMININO
c) CORRIDA RÚSTICA – MASCULINO e FEMININO
d) XADREZ
§1º. Futebol de Campo, Voleibol e Xadrez serão divididos em duas classes, quais são:
1. Coroinhas até 12 anos;
2. Acólitos e Coroinhas com 13 anos ou mais.
§2º. A corrida rústica será divida em seis classes:
1. Até 6 anos;
2. Entre 7 e 8 anos;
3. Entre 9 e 10 anos;
4. Entre 11 e 12 anos;
5. Entre 13 e 14 anos;
6. 15 anos ou mais
§3º. As demais disposições sobre cada modalidade estarão descritas adiante.
Art. 18º. A comissão Arquidiocesana dar-se-á o direito de decisões ao que diz respeito a uniforme, conduta dos atletas e outros procedimentos.
Art. 19º. O sistema de disputa será apresentado apenas no dia do evento.

7.1. Uniforme

Art. 20º. A Comissão Arquidiocesana de Acólitos e Coroinhas disporá de coletes para identificação de cada equipe quando da competição, devendo cada atleta utilizar bermuda e sapatos coerentes com a modalidade a ser disputada.
Art. 21º. Na Corrida Rústica será disponibilizado um número para cada atleta afixar em sua camiseta, durante a competição.

7.2. Da Classificação e Contagem dos Pontos

Art. 22º. A pontuação em cada modalidade será a seguinte:
Para cada modalidade de Futebol, Voleibol e Xadrez
1º lugar – 10 pontos;
2º lugar – 8 pontos;
3º lugar – 6 pontos;
4º lugar – 4 pontos;
5º lugar ao último – 1 ponto.
Para cada modalidade de Corrida Rústica
1º lugar – 6 pontos;
2º lugar – 4 pontos;
3º lugar – 3 pontos;
4º lugar – 2 pontos;
5º lugar ao 10º – 1 ponto.
Art. 23º. A segunda etapa da Gincana será realizada nas comunidades, sendo que as provas serão entregues nas datas e da forma abaixo indicadas:
a) 14/04/2012 – Entrega do envelope com a prova a ser realizada até 12/05/2012;
b) 15/05/2012 – Entrega da prova a ser realizada até 09/06/2012;
c) 15/06/2012 – Entrega da prova a ser realizada até 14/07/2012;
d) 05/08/2012 – Entrega do envelope na Missa de São Tarcísio para ser realizada até 21/10/2012.
§1º. Todas as provas e formas como deverão ser entregues serão surpresas e somente serão indicadas nas datas acima previstas.
§2º. Todos os grupos deverão ter no mínimo um membro responsável inscrito no grupo virtual “Acólitos e Coroinhas - Arquidiocese de Curitiba”, da rede “Facebook”, pois as provas descritas nas alíneas “b” e “c” serão disponibilizadas a partir das 20h do dia indicado acima.
Art. 24º. A terceira etapa da Gincana será realizada no dia 21/10/2012, a partir das 13h30min, no Seminário São José, e será destinada à entrega dos resultados das atividades feitas nas comunidades e atividades surpresas.

8. PREMIAÇÃO
Art. 25º. Os três grupos que ficarem nas primeiras colocações receberão troféu.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 26º. As informações serão dadas através do grupo virtual “Acólitos e Coroinhas - Arquidiocese de Curitiba”, da rede “Facebook”, e através de e-mail, devendo cada Grupo, na ficha de inscrição, constar um e-mail que receberá todas as informações.
Art. 27º. Estará automaticamente suspenso por uma partida, o atleta que no:
a) Futebol for expulso (cartão vermelho), ou receber 2 cartões amarelos;
b) Voleibol for desqualificado da partida.
Art. 28º. O grupo que deixar de comparecer ao jogo, aplicar-se-á WxO e estará automaticamente desclassificada da competição, e os pontos referentes a esta partida será computado a equipe adversária pelo escore mínimo e não alterando os resultados anteriores. Esta penalidade será aplicada em todas as modalidades.
Art. 29º. A equipe deverá apresentar-se na hora prevista de seu jogo, havendo tolerância de 05 (cinco) minutos.
Art. 30º. Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora, ouvidos os interessados desde que isso seja necessário.

Anexo I – Modalidades


FUTEBOL DE CAMPO
Cada grupo deverá ter no mínimo 12 participantes, sendo 1 goleiro, 10 jogadores no campo e 1 reserva. O limite máximo por grupo é de 20 participantes.
Dos participantes, no mínimo metade deve ser do grupo de acólitos e coroinhas e os demais podem ser convidados.
As modalidades masculino e feminino ainda serão divididas da seguinte forma:
Coroinhas até 12 anos; Acólitos e Coroinhas com 13 anos ou mais. As chaves e competições serão feitas através de sorteio.
Os jogos terão a seguinte duração:
Para coroinhas até 12 anos – 2 tempos de 10 minutos. Para acólitos e coroinhas com 13 anos ou mais – 2 tempos de 15 minutos. Em qualquer das modalidades, em caso de empate, a vitória será decida nos pênaltis.

VOLEIBOL
Cada grupo deverá ter no mínimo 7 participantes, sendo 6 jogadores em quadra. O limite máximo por grupo é de 12 participantes.
Dos participantes, no mínimo metade deve ser do grupo de acólitos e coroinhas e os demais podem ser convidados.
As modalidades masculino e feminino ainda serão divididas da seguinte forma:
Coroinhas até 12 anos; Acólitos e Coroinhas com 13 anos ou mais. As chaves e competições serão feitas através de sorteio.
Em qualquer das modalidades, será realizado melhor de 3 (três) sets, que irão até 15 pontos. No caso de empate com 14 pontos, será disputado até uma equipe conseguir diferença de 2 pontos.

XADREZ
Cada grupo poderá indicar um número ilimitado de participantes, porém devem ser exclusivamente acólitos e coroinhas.
As modalidades masculino e feminino ainda serão divididas da seguinte forma:
Coroinhas até 12 anos; Acólitos e Coroinhas com 13 anos ou mais. As chaves e competições serão feitas através de sorteio no dia da competição.


CORRIDA RÚSTICA
Cada grupo poderá indicar um número ilimitado de participantes, porém devem ser exclusivamente acólitos e coroinhas.
As modalidades masculino e feminino ainda serão divididas da seguinte forma:
Até 6 anos; Entre 7 e 8 anos; Entre 9 e 10 anos; Entre 11 e 12 anos; Entre 13 e 14 anos; 15 anos ou mais Cada participante receberá um número e deverá utilizá-lo no momento da corrida.
 ·  ·  · há 10 horas

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